Melissa Cannabrava
Melissa Cannabrava atualmente desempenha o cargo de Coordenadora de Comunicação na ONG Voz das Comunidades. A jornalista também contribui com o Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público (NuMid) do prestigiado Museu da Vida Fiocruz. Melissa liderou a equipe Digital da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, gerenciando projetos complexos e impactantes e também teve passagem pela redação do jornal O Dia, na Agência de Notícias, onde iniciou a carreira como estagiária. Atuando como jornalista freelancer, o trabalho de Melissa transcende fronteiras, com reportagens sendo publicadas em veículos internacionais de grande notoriedade, como The Intercept, BBC Londres e The Guardian.
Voz das Comunidades: amplificando as vozes das favelas promovendo a inclusão social
O que é o Voz das Comunidades?
A ONG Voz das Comunidades tem sido uma voz fundamental nas favelas do Rio de Janeiro, promovendo empoderamento e representatividade para os moradores dessas comunidades. Este artigo explora o trabalho realizado pela organização, destacando suas iniciativas, impacto e o papel crucial que desempenha na promoção da igualdade e da justiça social.
História da Organização
A história da ONG Voz das Comunidades remonta a 2005, quando o então adolescente Rene Silva criou o jornal comunitário “Voz da Comunidade” com o objetivo de dar visibilidade às questões enfrentadas pelas ruas do Complexo do Alemão. O jornal, inicialmente distribuído de forma artesanal, rapidamente ganhou reconhecimento e se tornou um importante meio de comunicação para os moradores das comunidades cariocas.
Com o passar dos anos, o “Voz da Comunidade” evoluiu para a ONG Voz das Comunidades, ampliando nossa atuação e impacto.
A missão da organização é clara:
Amplificar as vozes das favelas, combatendo estereótipos e promovendo a inclusão social.
Através de diversas iniciativas e projetos, buscamos dar voz e vez aos moradores das favelas, empoderando essas comunidades e promovendo a igualdade de oportunidades.
Diferenciais
A organização se destaca pelo seu forte engajamento comunitário, estabelecendo parcerias e promovendo a participação ativa dos moradores locais em suas atividades. Adotamos uma abordagem inclusiva, buscando ouvir e envolver os moradores nas decisões e ações que impactam suas vidas.
Algumas das formas como nos envolvemos com a comunidade incluem promover um diálogo aberto e transparente, estabelecer parcerias com lideranças locais e incentivar a participação em nossas atividades. Essas estratégias têm sido fundamentais para o sucesso da ONG em promover o empoderamento e a inclusão.
A Voz das Comunidades também tem sido amplamente reconhecida nacional e internacionalmente. Possuímos parcerias estratégicas com diversas instituições e organizações, que contribuem para fortalecer nossa atuação e ampliar seu impacto.
Em suma, Voz das Comunidades é muito mais do que uma ONG, é uma voz de resistência e esperança para as favelas do Rio de Janeiro, e também uma escola para jovens que desejam transformar suas vidas e das pessoas ao redor através da comunicação.
https://www.vozdascomunidades.com.br