Eleições Conselho Tutelar: posso votar?

Utilidade pública: Dia 1º de outubro de 2023, tem eleição!

Banner com título UTILIDADE PÚBLICA - Dia 1º de Outubro tem Eleição

Você já ouviu falar das eleições para o Conselho Tutelar?

No Brasil costumamos nos engajar em eleições presidenciais, estaduais e municipais, mas também podemos fazer bonito para decidir quem assumirá o Conselho Tutelar da comunidade onde vivemos.

Ok, mas o que faz um(a) Conselheiro(a) Tutelar?

Os Conselhos Tutelares representam a sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes:

•  Conselheiros devem atuar diante de violações e de forma preventiva para garantir que esses direitos sejam respeitados;
• Além disso, conselheiros são essenciais na detecção e prevenção de violência, abandono, negligência e situações de risco

No dia 1º de outubro, em todos os municípios brasileiros, estaremos votando pelas crianças e adolescentes. E todo mundo que tem título de eleitor pode e DEVE VOTAR nessas eleições.

No dia 1º de outubro em 100% dos municípios, estaremos votando pelas crianças e adolescentes!

Pensando na importância dessa escolha: o site Eleição do Ano reuniu diversas candidaturas para o conselho tutelar em 2023 que estão comprometidas com o Estatuto da Criança e do Adolescente. O próprio Estatuto reforça a função de TODOS NÓS enquanto comunidade na proteção das crianças, olha só:

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990

Participe do processo de escolha dos representantes do Conselho Tutelar da sua cidade na Eleição do Ano!

Fortaleça esse movimento pelo cuidado de crianças e adolescentes.

Não sabe onde encontrar candidatos do seu município? O site: aeleicaodoano.org/ é um ótimo ponto de partida!

 

Rolar para cima